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COMO DIVULGAR MINHA EMPRESA NA INTERNET

A propaganda é a alma do negócio. Quem não é visto não é lembrado. E por aí vai, uma grande quantidade de argumentos para convencer o empresário de que ele precisa divulgar seu negócio. E como estamos na era da informação, a pergunta que mais ouvimos aqui na Inovar é: Como Divulgar Minha Empresa na Internet?

Como as opções são variadas e a finalidade do negócio é determinante, nós resumimos os canais e as variáveis que determinam o nível de eficiência de cada um.

SITE

Ter uma página na internet não é opcional, é obrigatório e a maneira mais fácil para as pessoas que procuram seu negócio, produto ou serviço se informarem. Basicamente existem dois tipos de sites: Institucional e Loja Virtual, vamos entender a estratégia de cada um e sua utilidade.

Site Institucional

Apresenta a empresa, consultório, escritório ou instituição, a primeira impressão do visitante deve ser a confirmação de que ele está onde ele gostaria de estar, ou seja, que ele encontrou o que buscava e percebe isso já no primeiro contato visual.

No site institucional a organização das informações é fundamental, deve seguir uma ordem que desperte o interesse do visitante e ofereça segurança de que está no lugar certo. Relacionamento a seguir uma sugestão de ordem das informações:

  • Identidade visual – logo, nome da empresa para informar ao visitante com quem ele está se relacionando;
  • Sobre – conta a história da empresa, sua visão, missão e valores;
  • Profissionais – Uma breve apresentação do currículo dos profissionais ajuda a firmar a autoridade da empresa no assunto;
  • Produtos ou Serviços – descrever os produtos ou serviços disponíveis, descrevendo sua utilização e propósito ajuda a reforçar a decisão de escolha do visitante. Ao utilizar imagens respeite os direitos autorais, certifique-se de que há conexão entre a imagem e o texto;
  • Casos de Sucesso –  apresente seus trabalhos ou Clientes como prova social de que sua empresa entrega os resultados que promete;
  • Blog ou Artigos – escreva artigos com o intuito de informar seu público ou de criar uma base de conhecimento que reforce sua expertise no que diz respeito a área em que atua;
  • Contato – informar o endereço, se for possível inclua um mapa com a opção “como chegar” para orientação por rota, horário de funcionamento, telefones, e-mail e um serviço de chat, pode ser o whatsapp ou outro qualquer.
  • O uso de formulários para enviar mensagens deve ser avaliado e pensado estrategicamente, se sua empresa não tem uma pessoa para responder as mensagens é melhor não oferecer esta opção, já uma vez oferecida, fique atento ao que é escrito ali, é a voz do Cliente ajudando sua empresa a melhorar o atendimento;
  • Rodapé – onde deve constar, obrigatoriamente, “Políticas de Privacidade”, “Termos de Uso”, “Aviso Legal”, Links para Redes Sociais e o Registro dos direitos autorais.
Loja Virtual

A vitrine de exposição dos produtos que sua empresa vende, a experiência do Cliente começa já na chegada a sua loja, a apresentação dos produtos, informações que facilitem a decisão e segurança da informação são requisitos indispensáveis para quem quer atrair, reter e vender através deste canal. A seguir um breve resumo do que é importante em uma Loja Virtual.

  • Identidade visual – Sua marca, o registro que permanecerá na memória do Cliente, a experiência dele é que vai determinar se a lembrança será boa ou ruim. Cuidado com isso!
  • Comunicação visual – banners, imagens e links que informam e orientam o visitante da página, informe sobre as promoções, personalize em datas sazonais e informe sobre os benefícios oferecidos por sua loja virtual aos Clientes;
  • Categorização – categorias de produtos para facilitar a navegação e busca por produtos;
  • Produtos – Cuide da apresentação, imagens de qualidade com fundo branco, Título do produto com as primeiras letras de cada palavra em caixa alta, Descrição do produto com informações que dêem segurança ao visitante na decisão de compra, Preço de Venda, Variações (Tamanho, Cor, Aroma, Sabor, Voltagem, etc…) e Estoque disponível;
  • Formas de pagamento – analise as taxas e tarifas cobradas por cada serviço, prazo para disponibilizar o dinheiro na conta, quanto mais rápido mais caras serão as taxas, parcelamento com juros ou sem juros, formas de desconto oferecidas, Segurança da Informação com os dados dos Clientes e sistema anti fraude;
  • Logística – Formas de envio dos pedidos, prazos, preços e locais atendidos;
  • Carrinho de Compras – incentivo aos clientes para continuar a comprar, adicionar os produtos e fazer novas escolhas, incentive  o cliente a informar os dados de contato durante a escolha dos produtos, assim, se a compra não for concluída é possível recorrer a recuperação de carrinho abandonado;
  • Captura de e-mail ou whatsapp – não é necessário o cadastro completo, porém, é uma forma de manter contato com o visitante, informar sobre promoções ou lançamentos;
  • Depoimentos Clientes sobre os produtos e o atendimento da loja;
  • Blog ou Artigos – escreva artigos com o intuito de informar seu público ou de criar uma base de conhecimento que reforce sua expertise no que diz respeito segmento em que atua ou utilização dos produtos que vende;
  • Contato – informar horário de funcionamento, telefones, e-mail e um serviço de chat, pode ser o whatsapp ou outro qualquer.
  • Rodapé – onde deve constar, obrigatoriamente, “Políticas de Privacidade”, “Termos de Uso”, “Aviso Legal”, “Regras de Troca ou Devolução”, “Segurança dos Dados”, Links para Redes Sociais e o Registro dos direitos autorais.
#Fica a Dica

Em ambos os casos – Site Institucional ou Loja Virtual – é fundamental respeitar os direitos autorais de imagem e conteúdo informando as fontes originárias;

Todas as imagens devem ter o campo “alt-text” preenchido, sua função é facilitar a indexação nos serviços de busca;

Metadados, Meta Title, Meta Description ou Meta Tags devem ser preenchidos com a breve descrição do Site, Assunto do Blog, Informações sobre os produtos ou serviços e Tags (etiquetas, palavras-chave) sobre o produto, estas informações compõem a formação do SEO (search engine optimization) – mecanismo de otimização de busca – são as informações que facilitam apresentação dos resultados de pesquisa com base nos termos utilizados pelo usuário;

Termos de Responsabilidade: Trata-se de um documento que traz em seu texto as condições e regras para que um usuário do site ou app possa utilizar o serviço que está sendo oferecido. No entanto, este contrato vai além disso: visa delimitar a responsabilidade a que o dono do site ou app está sujeito.

Termos de Uso: Trata-se de um documento que traz em seu texto as condições e regras para que um usuário do site ou app possa utilizar o serviço que está sendo oferecido.

Aviso Legal: É muito comum encontrar este tipo de aviso em sites. Normalmente estes termos contém advertências para o leitor quanto ao conteúdo, o sigilo das informações ou indicações de medidas que o leitor deve tomar ao acessar o site. O uso destes avisos é bastante difundido, principalmente no que diz respeito às informações disponibilizadas pelo usuário.

Regras de Troca ou Devolução: Políticas de devolução são as regras que um varejista cria para gerenciar como os clientes vão devolver e trocar mercadorias indesejadas que compraram. Uma política de devolução informa aos clientes quais itens podem ser devolvidos e por quais motivos, e o prazo durante o qual as devoluções são aceitas

Consulte um advogado especialista em direitos do consumidor e peça as adequações para o seu tipo de negócio em relação a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Redes Sociais são consideradas canais de comunicação, ficar atento às mensagens que os clientes enviam, sugestões, reclamações, dúvidas ou até mesmo um pedido de compra podem vir por lá.

Experiência do Cliente – muito se fala sobre esse assunto, são tantas formas de proporcionar experiência ao Cliente que muitas vezes a mais antiga e eficiente delas é deixada de lado: Atendimento ao Cliente. Comece por este requisito básico e eficiente que o Cliente vai indicando o caminho para o sucesso.

REDES SOCIAIS PARA EMPRESAS

Empresas, Profissionais e Organizações formam Comunidades que se socializam e se beneficiam do networking, marcar presença neste ambiente é fundamental para encontrar Clientes, Fornecedores e Investidores. A grande dúvida tem sido, diante de uma variedade de canais, qual a Rede Social mais indicada para meu negócio?

Definir onde fixar acampamento dependerá de onde seu público alvo escolheu para habitar, as pessoas desenvolvem afinidade com a comunicação que cada rede expressa, identificando este ponto é possível estabelecer a estratégia mais eficiente e alcançar os melhores resultados.

A seguir, alguns cuidados e como buscar o engajamento com seu público alvo.

  • Identidade Visual – exponha sua marca e deixe claro com quem os visitantes estão falando;
  • Crie conteúdos regularmente, a frequência é importante pois as redes sociais baseiam-se no interesse dos usuários, uns pelos outros, para que sua marca se torne interessante esteja presente e variedade de conteúdo;
  • Apresente-se como um negócio;
  • Fale de assuntos relacionados ao seu nicho de mercado;
  • Ensine sobre a utilização dos seus produtos ou serviços;
  • Provoque seu público alvo para se comunicarem com sua marca;
  • Envolva-se com os assuntos locais, desde que sejam pertinentes ao seu negócio e benéficos à sua marca;
  • Comente as postagens dos Clientes e os inspire a fazer o mesmo;
  • Explore os canais com imagens, textos, vídeos, mensagens objetivas e uma comunicação clara e direta;
  • Escolha fatos do dia a dia do negócio para postar e desperte a empatia dos visitantes na sua página;
  • Observe os horários de melhor interação e engajamento, explore ao máximo;
  • Prefira a qualidade à quantidade, likes, cliques e seguidores não pagam contas, Clientes sim;
  • Não faça das suas redes sociais um classificadão, não queira vender, priorize o fortalecimento da marca.
  • Não se envolva em discussões;
  • Responda as mensagens recebidas;
  • Se receber uma reclamação, de atenção e resolva o problema, sendo possível mantenha a conversa no público para que as pessoas entendam que sua marca se importa com o que pensam e sentem os clientes;
  • Se receber um elogio ou recomendação, agradeça e retribua com uma mensagem;
  • Aproveite os comentários positivos para fazer propaganda dos produtos e serviços, estes depoimentos agradam os usuários;
  • Faça o benchmarking com os concorrentes, compreenda no que eles são bons e aprenda com seus erros, torne-se bom naquilo que eles falham;
  • Mantenha suas informações de localização e contato atualizadas para que os usuários possam chegar até sua empresa se for necessário;
  • Não compre seguidores, isso só vai prejudicar seu desempenho nas redes sociais.
ONDE FAZER ANÚNCIOS NA INTERNET

Atualmente muitos portais com alto volume de visitas tem vendido os anúncios “ADS” e este também é um assunto onde o Público Alvo é determinante. Compreender onde realizam as pesquisas antes de comprar é fundamental para definir a Estratégia do Anúncio.

A seguir alguns tipos de anúncios:

  • Institucional – quando o que interessa é a apresentação da marca nos resultados de busca, geralmente é utilizado por que presta serviços já que a concorrência é maior e a relação do Cliente com a Marca é determinante;
  • Comercial – quando o foco é na venda de produtos, as palavras chave são muito relevantes neste caso, as buscas são mais objetivas e podem estar relacionadas ao produto ou seus resultados;
  • Remarketing – é a exibição de anúncios em sites, portais e redes sociais, relacionados à uma busca na internet, seja por digitação, pesquisa por voz ou escuta, sim, escuta feita através dos smartphones, tablets, computadores e assistentes virtuais;
  • Captação de Leads – anúncios utilizados para identificar e despertar o interesse das pessoas que geralmente são encaminhadas às páginas de captura onde inserem seus dados para que sejam utilizados nos processos de venda futuros.

Há diferentes canais para anunciar na internet, Google, Redes Sociais, Portais de Notícia e Canais de vídeo. A melhor escolha será aquela que entregar o anúncio nas mãos da pessoa certa, é preciso testar e analisar os resultados para decidir por maiores investimentos.

Quando for baseado em palavras chave é preciso analisar periodicamente, a quantidade de pesquisas é muito grande e identificar as palavras chave negativas evita que até 70% do orçamento seja desperdiçado exibindo seu anúncio a quem não quer ir à sua página.

Outro dado importante está relacionado ao perfil demográfico do público alvo, quanto mais claro o perfil do “avatar” melhor será o resultado de entrega do conteúdo anunciado.

O Marketing Digital possibilitou identificar e medir o desempenho dos anúncios cruzando com a eficiência d a conversão de vendas, assim é possível realizar investimentos com projeção de retorno mais claras.

Os anúncios quando bem planejados dão retorno, mas é preciso ter clareza de que o anúncio é para atrair o Consumidor, que corresponde a 50% do processo de venda, os outros 50% referem-se ao atendimento ao cliente, esta é a parte que compete a você realizar.

Empresas, profissionais, Escritórios, Organizações e quem mais desejar podem utilizar os anúncios para melhorar seu desempenho, porém a eficiência e o resultado do atendimento são fundamentais para concluir este processo de Atração, Interesse, Decisão e Ação com êxito.

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