A propaganda é a alma do negócio. Quem não é visto não é lembrado. E por aí vai, uma grande quantidade de argumentos para convencer o empresário de que ele precisa divulgar seu negócio. E como estamos na era da informação, a pergunta que mais ouvimos aqui na Inovar é: Como Divulgar Minha Empresa na Internet?
Como as opções são variadas e a finalidade do negócio é determinante, nós resumimos os canais e as variáveis que determinam o nível de eficiência de cada um.
Ter uma página na internet não é opcional, é obrigatório e a maneira mais fácil para as pessoas que procuram seu negócio, produto ou serviço se informarem. Basicamente existem dois tipos de sites: Institucional e Loja Virtual, vamos entender a estratégia de cada um e sua utilidade.
Apresenta a empresa, consultório, escritório ou instituição, a primeira impressão do visitante deve ser a confirmação de que ele está onde ele gostaria de estar, ou seja, que ele encontrou o que buscava e percebe isso já no primeiro contato visual.
No site institucional a organização das informações é fundamental, deve seguir uma ordem que desperte o interesse do visitante e ofereça segurança de que está no lugar certo. Relacionamento a seguir uma sugestão de ordem das informações:
A vitrine de exposição dos produtos que sua empresa vende, a experiência do Cliente começa já na chegada a sua loja, a apresentação dos produtos, informações que facilitem a decisão e segurança da informação são requisitos indispensáveis para quem quer atrair, reter e vender através deste canal. A seguir um breve resumo do que é importante em uma Loja Virtual.
Em ambos os casos – Site Institucional ou Loja Virtual – é fundamental respeitar os direitos autorais de imagem e conteúdo informando as fontes originárias;
Todas as imagens devem ter o campo “alt-text” preenchido, sua função é facilitar a indexação nos serviços de busca;
Metadados, Meta Title, Meta Description ou Meta Tags devem ser preenchidos com a breve descrição do Site, Assunto do Blog, Informações sobre os produtos ou serviços e Tags (etiquetas, palavras-chave) sobre o produto, estas informações compõem a formação do SEO (search engine optimization) – mecanismo de otimização de busca – são as informações que facilitam apresentação dos resultados de pesquisa com base nos termos utilizados pelo usuário;
Termos de Responsabilidade: Trata-se de um documento que traz em seu texto as condições e regras para que um usuário do site ou app possa utilizar o serviço que está sendo oferecido. No entanto, este contrato vai além disso: visa delimitar a responsabilidade a que o dono do site ou app está sujeito.
Termos de Uso: Trata-se de um documento que traz em seu texto as condições e regras para que um usuário do site ou app possa utilizar o serviço que está sendo oferecido.
Aviso Legal: É muito comum encontrar este tipo de aviso em sites. Normalmente estes termos contém advertências para o leitor quanto ao conteúdo, o sigilo das informações ou indicações de medidas que o leitor deve tomar ao acessar o site. O uso destes avisos é bastante difundido, principalmente no que diz respeito às informações disponibilizadas pelo usuário.
Regras de Troca ou Devolução: Políticas de devolução são as regras que um varejista cria para gerenciar como os clientes vão devolver e trocar mercadorias indesejadas que compraram. Uma política de devolução informa aos clientes quais itens podem ser devolvidos e por quais motivos, e o prazo durante o qual as devoluções são aceitas
Consulte um advogado especialista em direitos do consumidor e peça as adequações para o seu tipo de negócio em relação a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
Redes Sociais são consideradas canais de comunicação, ficar atento às mensagens que os clientes enviam, sugestões, reclamações, dúvidas ou até mesmo um pedido de compra podem vir por lá.
Experiência do Cliente – muito se fala sobre esse assunto, são tantas formas de proporcionar experiência ao Cliente que muitas vezes a mais antiga e eficiente delas é deixada de lado: Atendimento ao Cliente. Comece por este requisito básico e eficiente que o Cliente vai indicando o caminho para o sucesso.
Empresas, Profissionais e Organizações formam Comunidades que se socializam e se beneficiam do networking, marcar presença neste ambiente é fundamental para encontrar Clientes, Fornecedores e Investidores. A grande dúvida tem sido, diante de uma variedade de canais, qual a Rede Social mais indicada para meu negócio?
Definir onde fixar acampamento dependerá de onde seu público alvo escolheu para habitar, as pessoas desenvolvem afinidade com a comunicação que cada rede expressa, identificando este ponto é possível estabelecer a estratégia mais eficiente e alcançar os melhores resultados.
A seguir, alguns cuidados e como buscar o engajamento com seu público alvo.
Atualmente muitos portais com alto volume de visitas tem vendido os anúncios “ADS” e este também é um assunto onde o Público Alvo é determinante. Compreender onde realizam as pesquisas antes de comprar é fundamental para definir a Estratégia do Anúncio.
A seguir alguns tipos de anúncios:
Há diferentes canais para anunciar na internet, Google, Redes Sociais, Portais de Notícia e Canais de vídeo. A melhor escolha será aquela que entregar o anúncio nas mãos da pessoa certa, é preciso testar e analisar os resultados para decidir por maiores investimentos.
Quando for baseado em palavras chave é preciso analisar periodicamente, a quantidade de pesquisas é muito grande e identificar as palavras chave negativas evita que até 70% do orçamento seja desperdiçado exibindo seu anúncio a quem não quer ir à sua página.
Outro dado importante está relacionado ao perfil demográfico do público alvo, quanto mais claro o perfil do “avatar” melhor será o resultado de entrega do conteúdo anunciado.
O Marketing Digital possibilitou identificar e medir o desempenho dos anúncios cruzando com a eficiência d a conversão de vendas, assim é possível realizar investimentos com projeção de retorno mais claras.
Os anúncios quando bem planejados dão retorno, mas é preciso ter clareza de que o anúncio é para atrair o Consumidor, que corresponde a 50% do processo de venda, os outros 50% referem-se ao atendimento ao cliente, esta é a parte que compete a você realizar.
Empresas, profissionais, Escritórios, Organizações e quem mais desejar podem utilizar os anúncios para melhorar seu desempenho, porém a eficiência e o resultado do atendimento são fundamentais para concluir este processo de Atração, Interesse, Decisão e Ação com êxito.
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