QUAIS SÃO SUAS REFERENCIAS?

Um assunto muito recorrente nas rodadas de café entre empreendedores e pessoas interessadas no assunto. As respostas são as mais variadas, o que tornou-se comum é a justificativa a resposta dada, muitos tem feito uso de uma frase repetida por personagens e personalidades nas redes sociais como se fosse um mantra:

Você se torna a média das cinco pessoas com quem mais convive!

Esta é uma afirmação verdadeira, mas não pode ser o único parâmetro para definir quem será seu influenciador. Sim, quando você decide acompanhar uma personagem ou personalidade para tê-la como referencia, é influenciado por seu pensamento, suas palavras e seu modo de agir.

Por estes e muitos outros motivos é importante analisar o perfil e interesses reais que motivam uma pessoa a se expor, compartilhar algo e até mesmo te oferecer algo “de graça”.

Analisemos um exemplo, há alguns anos atrás qualquer pessoa, até pagaria, para passar um dia ao lado de Eike Batista, ouvir o que tem a dizer e o que pensa um dos 10 homens mais ricos de mundo, considerado naquela época. Confesso que somente este requisito bastaria como justificativa para eu acompanhá-lo por um dia.

Mas e hoje, como me sentiria vendo todos estes acontecimentos envolvendo esta personagem?

É por isso que defendo a ideia de avaliar muito bem o perfil das personagens e personalidades que quero tomar como exemplo. Mas antes de sair por ai avaliando pessoas, faça um exercício de autoconhecimento, entenda melhor quem você é, quais são seus valores e o que realmente importa em sua vida. Então, conhecendo a si mesmo é possível avaliar se esta disposto a mudar seus valores ou pensamentos para seguir alguém e aceitar ser influenciado por suas ideias e atitudes.

Há uma frase muito inteligente que diz:

Não deseje ser igual a qualquer pessoa que considerar ser muito competente, seja a melhor versão de si mesmo!

Valorize-se e reconheça suas forças e fraquezas, tenha disposição para transformar sua vida sem depender exclusivamente de pensamentos emprestados. Torne-se você o autor da sua própria história e vai descobrir que há muito mais em você do que acredita existir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s